Nem sempre conseguir o engajamento em campanhas de incentivo é uma tarefa fácil para as empresas. Também é comum que muitos profissionais tenham dúvidas sobre o tema.

Pensando em esclarecer essas questões, convidamos dois especialistas no assunto que, por meio de seus conhecimentos, colaboraram com a construção deste post. Karina Freitas (Diretora de Inteligência e Marketing) e Julio Andrade (Diretor de Criação e Planejamento) da Mark Up têm bastante experiência nessa área e trouxeram ricas contribuições. Confira a seguir!

O que é o engajamento em campanhas de incentivo?

Quando falamos sobre engajamento em campanhas de incentivo, estamos nos referindo à qualidade e à quantidade das interações que os participantes têm dentro de um programa desse tipo.

Essa afirmação se justifica porque as campanhas podem ser direcionadas para diferentes públicos da empresa, com eles podendo ou não ter relação direta com as vendas.

Assim sendo, o engajamento em campanhas de incentivo depende de diversos fatores, entre eles o perfil do público para o qual elas são destinadas. De maneira geral, pode-se dizer que para ter engajamento é preciso mais do que comunicação e ações bem-feitas dentro de uma campanha.

Torna-se necessário que a estratégia desenvolvida contemple excelência em diversos pontos de desenvolvimento, tais como:

  • definição de uma mecânica clara e atingível;

  • estabelecimento de um conceito envolvente;

  • premiação atrativa;

  • comunicação relevante e na dose certa;

  • plataforma amigável e com resultados transparentes;

  • possibilidade de interação.

Como desenvolver campanhas de incentivo na empresa?

O segredo para desenvolver campanhas de incentivo personalizadas está no conhecimento de cada perfil de público, pois somente assim será possível engajar cada um deles. É preciso impactar desde o operário do chão de fábrica até o diretor de vendas da empresa.

Para isso, faz-se necessário um estudo minucioso de cada nicho do público interno da organização. Obviamente, o discurso e as regras da comunicação não serão os mesmos para todas as segmentações do público interno.

Também é possível fazer a classificação dos públicos por performance, por exemplo, aqueles que estão efetuando um treinamento e os que não estão, os que cumprem a meta de vendas e os que não cumprem etc.

A partir dessa análise, deve-se adaptar a linguagem nos comunicados e nas ações desenvolvidas na campanha, para que eles sejam persuasivos e adequados para o público-alvo a que são destinados.

O objetivo de segmentar a comunicação é trabalhar a linguagem motivacional de forma personalizada, buscando o “call to action” do público em relação à sua performance. A campanha é viva, e formas de fazer com que o público se engaje com ela devem ser pensadas constantemente.

Quais são os prêmios que mais engajam?

Uma campanha de incentivo pode ter vários tipos de premiação. Para defini-la, temos que levar em consideração alguns fatores, como: perfil do público, budget e objetivo do cliente.

Por exemplo, quando você paga as bonificações em dinheiro, o colaborador acaba vendo esse valor extra como parte integrante de seu salário, ou seja, como um benefício — assim como o plano de saúde — e não como algo que lhe incentiva a ter um melhor desempenho em seu trabalho. Muitas vezes, essa premiação pode até fazer sentido, porém é preciso ficar atento à frequência e à forma como os valores são distribuídos.

Por outro lado, as viagens podem ser uma ótima alternativa. Além disso, elas não são o único tipo de prêmio que pode ser ofertado. A Mark Up, por exemplo, oferece um catálogo online com mais de um milhão de opções de produtos e serviços para resgate.

Quais são os processos padrões para uma campanha de incentivo?

Não existe uma receita de bolo para uma campanha de incentivo, na medida em que cada empresa tem uma realidade própria. No entanto, geralmente elas seguem um padrão que inicia com o estudo amplo dos públicos, passa pelas fases de testes e de implantação e, em seguida, foca em avaliação.

Casos os resultados não sejam como o planejado, é preciso identificar possíveis erros e corrigi-los em ações futuras. Existem ainda os chamados pilares do incentivo, que são a análise do público, a definição de metas e a apuração de resultados.

É possível mensurar o ROE e o ROI de uma campanha de incentivo?

A mensuração de uma campanha de incentivo ocorre quando o participante atinge os objetivos estabelecidos. Nesse sentido, o ROE (Retorno sobre o Engajamento) tem o objetivo de medir o nível de engajamento de cada participante.

O colaborador tem acessado o portal da empresa? Ele está cumprindo as suas metas? Os objetivos do seu setor estão sendo atingidos? Tudo isso deve ser convertido em KPI’s (Indicadores-chave de Performance) que demonstrem se o programa de incentivo está trazendo retorno para a organização ou não.

Já o ROI (Retorno sobre o Investimento) também pode ser mensurado. Ele diz respeito ao retorno financeiro que uma empresa tem ao fazer esse tipo de campanha.

É preciso investir muito dinheiro?

Não é necessário investir grandes valores para fazer uma campanha de incentivo. O fundamental é que a campanha seja autopagável. Assim sendo, é preciso que o aumento em relação ao faturamento, quando a equipe atingir as metas, possa pagar a campanha e ainda sobrar dinheiro.

Nesse caso, a criatividade conta muito mais do que a quantidade de dinheiro investido na estratégia. São diversos os fatores que podem ser combinamos para que se chegue a um denominador viável financeiramente. Portanto, os recursos precisam ser bem empregados, independentemente da empresa ter altas quantias ou não para desenvolver esse tipo de ação.

Como trabalhar com campanhas de incentivo que precisam gerar um grande engajamento?

Ressaltamos aqui a importância de conhecer os diferentes públicos participantes e tratar o programa como um organismo vivo, ou seja, que passa por mudanças no decorrer do tempo. Também é necessário adotar diferentes ações para cada perfil de colaborador. Alguns funcionários podem ser mais workaholics, enquanto outros demandam maiores motivações para que se engajem com a empresa.

A Mark Up tem 24 anos de experiência na área de incentivo, o que contribui muito para o sucesso dos programas de seus clientes. A agência faz um estudo minucioso de cada caso, incluindo sua cadeia de vendas e os participantes dela, com o objetivo de aumentar o engajamento em campanhas de incentivo.

Então, gostou deste conteúdo? Caso tenha ficado interessado em assegurar um programa de incentivo de qualidade em sua empresa, entre em contato conosco e confira os nossos serviços. Teremos um imenso prazer em contribuir com o seu negócio!

 

Autor

Escreva um comentário

Share This