O mundo mudou. Muito além das formas de consumo, a relação das empresas com seus funcionários e parceiros também está em constante transformação. Uma das ações utilizadas pelas organizações para fortalecer sua marca, motivar pessoas e obter melhores performances nessa relação, é o marketing de incentivo, que vem crescendo exponencialmente.

Segundo pesquisa da AMPRO, o segmento do incentivo vai duplicar em 2018. E quando o assunto é marketing de incentivo, a premiação é um dos pilares mais importantes. Afinal, saber escolher o tipo de prêmio correto, de acordo com o perfil do seu público e objetivo da empresa, vai potencializar o engajamento do público participante.

Afinal, quando e por que escolher viagem de incentivo como premiação?

Segundo a SITE — Society of Incentive Travel Executive, cada tipo de prêmio pode ficar mais ou menos tempo na memória do contemplado:

  • prêmio em dinheiro: residual de até um ano. O premiado lembra que ganhou um bônus, mas depois se esquece;

  • prêmio em produtos ou serviços (TV, moto, lavadora, day spa, etc.): residual de até 5 anos;

  • prêmio em viagem de incentivo: residual de até 10 anos.

Apesar do grande residual deixado, é preciso ter em mente que nem sempre a viagem de incentivo pode ser o melhor tipo de prêmio oferecido. É importante analisar alguns fatores para acertar a premiação que mais engajará o público participante, como o perfil, faixa etária, região do país, faixa salarial, gostos e preferências e o objetivo principal do programa.

Premiações mais frequentes, por exemplo, podem pedir outros tipos de prêmios. A pesquisa, publicada pela revista Eventos, cita que, embora a maioria das empresas acredite ter mais eficácia combinar diversos tipos de prêmios, a viagem de incentivo é a opção preferida por 40% dos entrevistados, seguida pelos gift cards, vouchers e catálogos de prêmios, com 37%.

O que é preciso pensar na hora de escolher o melhor destino?

Sol ou praia? Nacional ou internacional? Mais cultura ou mais balada? Resort ou hotel? Aventura? O destino certo é aquele que melhor responde ao perfil dos premiados, e para isso é necessário fazer pesquisa com os participantes. Uma ação ao longo da campanha que pode ter grande engajamento é envolver os participantes na escolha do destino ou até efetuar perguntas que balizem as preferências.

Um dos grandes erros de alguns gestores é escolher um destino ou experiências de acordo com o seu próprio gosto e vontade, sem pensar no perfil específico do premiado. É preciso considerar que uma viagem inesquecível para uma equipe de frentistas não vai ter necessariamente os mesmos elementos que para um grupo de investidores.

Ao trabalhar com times de vendas, grupo de profissionais que já têm uma vasta experiência com viagens, a Mark Up precisou encontrar soluções criativas e diferentes para encantar os participantes:

Que tal participar de uma corrida sobre a neve a bordo de um dog sledge até um autêntico iglu viking, para depois aquecer corpo e alma com uma reconfortante bebida quente? Ou então um brinde do alto de uma montanha sob a intensa luz verde da Aurora Boreal?

Muito frio? Talvez flutuar em pleno Mar Morto seja mais a sua praia, ainda mais lendo notícias em que você é o protagonista. Isso é único, assim como participar de um team building em uma ilha exclusiva, sendo transportado por veleiros personalizados, que também serviram como “hotéis” para passar a noite em pleno Atlântico.

Vivenciar a cultura local e se integrar ao meio em que se está inserido, como uma atividade em uma plantação de arroz ou fazer um mergulho em um aquário com tubarões na África do Sul, em que, de uma hora para a outra, uma bandeira com a sua marca é desfraldada sob a água por mergulhadores, também geram impactos inesquecíveis nos participantes.

Se tudo isso são motivos para festejar, que seja em grande estilo e em locais únicos, como jantares em templos consagrados e festas em ruínas históricas.

Como organizar uma viagem de incentivo?

Organizar uma viagem de incentivo não é uma tarefa fácil. É preciso muito planejamento, dedicação e conhecimento sobre o assunto. Por isso, é essencial contar com uma agência especializada, que ofereça todo o suporte e orientação necessários para a criação e execução de ações de sucesso.

Após a primeira etapa de contratação dos profissionais experientes, é preciso traçar um perfil dos premiados, entendendo os seus desejos, necessidades, gostos e sonhos. Assim, é possível definir os melhores destinos e roteiros de viagem e trabalhar na melhor forma de adequar essa proposta ao orçamento disponibilizado para as ações.

Ao escolher o destino e estilo da viagem, é fundamental cuidar de cada detalhe, para garantir uma experiência única para os participantes, reservando hotéis, passagens aéreas, traslado, passeios e as tão esperadas experiências inusitadas.

Segundo Marvin Amar, da Judy e Associates – Tour Operator, “diferente de uma viagem de turismo, que normalmente inclui aéreo, acomodação e passeios; a viagem de incentivo é repleta de ‘cerejas’ únicas, entregando ao premiado algo que ele não poderia vivenciar na viagem regular”.

Embora a viagem de incentivo não seja uma atividade exatamente corporativa, existe uma preocupação de relacionar a marca com os momentos prazerosos, reforçando a motivação e a sensação de recompensa. Aqui, a marca está mais presente, seja nos speeches, atividades, homenagens — tudo é feito para que a experiência dure 10 anos na memória do premiado.

Pensando nisso, separamos duas dicas que consideramos essenciais na hora de planejar a viagem de incentivo. Confira abaixo:

Invista na baixa temporada

Quando possível, prefira períodos de baixa temporada para a realização da viagem. Além da sensação de exclusividade do grupo e menores custos, você conseguirá maior qualidade na prestação do serviço dos hotéis, restaurantes e atividades, uma vez que não terá a multidão disputando o destino.

Organize viagens em grupo

Viagem de incentivo é realizada em grupo, que pode ser com ou sem acompanhante. Porém, envolver a família, no caso o cônjuge, é sempre recomendado, para não só aumentar o engajamento do participante na campanha, mas valorizá-lo perante o acompanhante durante a viagem, em momentos de reconhecimento.

 

Tão importante quanto planejar uma viagem impecável é fazer a divulgação correta desse tipo de ação. Afinal, se o objetivo principal do marketing de incentivo é manter as pessoas motivadas, elas precisam saber o que está acontecendo, certo? Faça um lançamento da campanha, comunique as metas e objetivos e mantenha sua equipe engajada.

Então, o que vale mais: o destino ou as experiências?

O destino é importante, mas, muitas vezes, o que tem mais peso são as experiências. O que acontece no destino é o que vai tornar a viagem única e inesquecível. Às vezes, é apresentar um destino padrão de uma forma inusitada, descobrindo acessos que não são comumente explorados, agregando valor assim. É fazer de um jeito que seja mágico e que o premiado não poderia comprar.

Segundo Silvana Torres, da Mark Up, “o cliente está disposto a diminuir a duração da viagem ou mudar o destino para gastar menos com logística. E o saving está virando experiências, ativações, aprendizado”.

Especializada em marketing de incentivo, a Mark Up se destaca por sua excelência na criação e execução de estratégias inovadoras e inesquecíveis. Um dos grandes diferenciais da agência é a sua preocupação com a pré-produção e garantia da satisfação dos premiados nos mínimos detalhes.

Tudo é checado em viagens técnicas, em que a empresa contratante e a agência fazem uma inspeção que garante a qualidade de todos os serviços e produtos contratados, evitando erros e contratempos que possam comprometer a viagem.

Após o fim da ação e término da viagem, é muito importante coletar feedback de todos os participantes. Assim, você verifica o grau de satisfação dos seus colaboradores, identifica qualidades e defeitos na campanha e cria insights para as próximas ações.

O marketing de incentivo pode trazer resultados surpreendentes para a sua empresa, mas, para isso, é preciso trabalhar em ações eficientes e de qualidade, proporcionando sempre as melhores experiências para o seu público.

Quer saber mais sobre o assunto ou investir em viagens de incentivo na sua empresa? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas com os nossos especialistas!

 

Autor

Escreva um comentário

Share This