Ter uma equipe 100% motivada durante todo o tempo de trabalho é o sonho de consumo dos gestores de vendas. Infelizmente, é praticamente impossível transformar esse desejo em realidade. Por outro lado, isso não quer dizer que não existam maneiras de manter alta a motivação do time de vendas.

Não é preciso ser um expert em gestão de pessoas para saber que equipes motivadas trabalham melhor e apresentam melhores resultados. Isso fica ainda mais evidente quando falamos de profissionais da área comercial. 

Diante desse contexto, não é à toa que o marketing de incentivo chame tanta atenção no mundo dos negócios. Com a competição cada vez mais acirrada, investir na motivação do time de vendas pode ser justamente a atitude que vai diferenciar a sua empresa dos concorrentes. 

Neste artigo, vamos mostrar a você quais os benefícios desse esforço, os desafios que se apresentam para os gestores, assim como as 5 melhores práticas para deixar todo mundo supermotivado. Confira!

Benefícios em manter a motivação do time de vendas

Investir para motivar a equipe de vendas nada mais é que direcionar uma parte do seu orçamento para uma estratégia conhecida como marketing de incentivo. Apesar de poder ser direcionada também ao ambiente externo da empresa, em geral, essa estratégia é usada para ações de endomarketing — como é o nosso caso aqui.

Em linhas gerais, estamos falando de um método que usa o reconhecimento pelos resultados atingidos como motivação para os funcionários seguirem em busca da conquista de suas metas. Uma forma meritocrática que deixa todos estimulados a melhorarem suas performances, criando um ciclo virtuoso no ambiente da organização.

Além do potencial aumento nas vendas, investir em marketing de incentivo traz outros benefícios claros para a empresa. Manter alta a motivação do time de vendas gera engajamento com a missão da empresa, melhora o bem-estar no ambiente de trabalho e, ainda por cima, cria um sentimento de pertencimento entre os profissionais.

Principais desafios para o gestor da equipe

Se de um lado enxergamos benefícios marcantes do marketing de incentivo para os processos e resultados da organização, de outro podemos destacar os desafios que o gestor do time de vendas pode ter para manter essa motivação lá em cima.

Em primeiro lugar está o treinamento dos profissionais. Afinal, não há como motivar e exigir mais disposição para conquistar novos clientes se não houver o investimento para capacitar melhor as pessoas envolvidas.

Isso quer dizer não só fornecer o conhecimento sobre as técnicas comerciais mais avançadas, mas também ajudar os vendedores a terem bons argumentos de vendas e fazerem as perguntas certas para investigar cada prospect gerado.

Fazer upsell, melhorar a argumentação e gerar uma postura mais consultiva entre os vendedores também são desafios igualmente grandes da gestão comercial, e que também merecem ser citados neste artigo.

As 5 melhores práticas para manter seu time motivado

1. Desafie a equipe

Seres humanos são movidos a desafios e você, como gestor de uma equipe de vendas, já deveria saber disso. No ambiente profissional, poucas coisas são mais desmotivadoras que a repetição do mesmo trabalho todos os dias.

Por isso, lance desafios constantes à sua equipe com novas ideias e projetos e faça com que os profissionais participem da criação de novas estratégias para impulsionar as vendas. Além de ficarem mais motivados, eles só vão parar na hora em que conseguirem vencer o desafio proposto.

2. Reconheça a importância de cada um

Uma equipe de vendas só é vencedora quando cada membro tem consciência do seu potencial e da sua participação no todo para a conquista das metas. Embora, para você, a importância de todos seja evidente, nem sempre todos os colaboradores têm a real noção do impacto do seu trabalho.

O reconhecimento individual no alcance de uma meta ou de um objetivo é o que vai fazer com que cada integrante da equipe se sinta realmente importante para as conquistas da companhia. Essa iniciativa gera profissionais muito mais comprometidos com suas responsabilidades e realizações.

3. Valorize o resultado acima da média

Na área comercial, é bastante comum encontrar profissionais que conquistam resultados acima da média. Para que eles não se sintam desmotivados, é essencial que você valorize esse esforço, mostrando o quanto essa performance excepcional é importante para a organização.

Se não tiver como fazer isso por meio de uma remuneração extra, busque outras alternativas que também possam ser vistas como uma gratificação. Alguns dias a mais de férias, um jantar exclusivo em um ótimo restaurante ou, por vezes, apenas um bom elogio na frente de todos já podem ser o suficiente para gerar o sentimento de valorização desejado.

4. Dê autonomia à equipe

Quase todo profissional gosta de assumir responsabilidades e se sentir importante em seu ambiente de trabalho. Toda vez que um gestor empodera seu funcionário com autonomia para que ele tome decisões e contribua com a estratégia, ele passa a sentir-se responsável pelo sucesso do negócio.

Gestores centralizadores das decisões, que não dão espaço para ninguém crescer, são altamente desmotivadores. Para manter a motivação do time de vendas, todos os membros da equipe devem sentir que a empresa tem total confiança em sua capacidade — e a melhor forma de fazer isso é dando à equipe o poder de decisão.

5. Mantenha um bom ambiente organizacional

Mesmo que sua empresa ofereça uma boa remuneração, é fundamental que você evite deixar o clima organizacional pesado ou desagradável. Mesmo porque pela própria natureza da atividade é possível que o setor gere um clima de competição entre os profissionais.

Ambiente de trabalho ruim impacta negativamente na produtividade, dificulta a retenção dos talentos e prejudica os resultados de todos. Portanto, procure promover um clima organizacional em que prevaleça a cooperação, a harmonia e o espírito de equipe.

Toda empresa sonha com um crescimento constante nas vendas e, para atingir esse resultado, não basta apenas contar com profissionais que conheçam as melhores técnicas comerciais.

É fundamental também investir para manter a motivação do time de vendas alta o suficiente para ninguém cair pelo caminho. O marketing de incentivo é apenas uma das formas de fazer isso. Neste blog, reunimos algumas das melhores práticas para você implementar no seu negócio. Acompanhe sempre as novidades.

Para receber outras dicas como essa para tornar a sua empresa um sucesso em vendas, siga a gente também nas redes sociais. Facebook, Instagram e LinkedIn.

Autor

3 Comentários

  1. Pingback: Planejamento de vendas: a relevância para ter mais competitividade - Mark Up BrainStorm - Marketing, Incentivo e Inovação

  2. Pingback: Marketing de incentivo: tudo o que você precisa saber! - Mark Up BrainStorm - Marketing, Incentivo e Inovação

Escreva um comentário

Share This