Você, provavelmente, já tomou decisões de última hora baseadas em rápidas pesquisas pelo celular: onde ir se divertir, qual produto escolher, conferir se o preço está bom, entre outras. Tudo isso está se tornando parte de um conjunto de hábitos cada vez mais presente da vida das pessoas: é o que chamamos de micro-momentos.

Criado pelo Google, esse conceito foi apresentado ao mercado como um jeito de evidenciar uma tendência no comportamento dos consumidores. Desde que ele foi divulgado, já transformou muito a forma como as marcas lidam com a internet, consolidando-se como um ponto fundamental para entender como chegar aos clientes na rede.

Neste artigo, você vai aprender o que são micro-momentos e como aplicar esse conceito na sua realidade. Acompanhe e descubra como isso pode ser essencial para alcançar importantes resultados na sua empresa.

O surgimento do conceito

O desenvolvimento da tecnologia e dos seus usos trouxe novas possibilidades para empresas e consumidores. Com o smartphone em mãos, as pessoas hoje estão muito mais bem informadas. Em vez de escolher um produto pela embalagem ou pelos anúncios, é comum que as pessoas pesquisem opiniões e reviews, que estão se tornando um dos mais relevantes fatores para que a compra seja efetuada. Não por acaso, as buscas que incluem “best” cresceram 80% em apenas dois anos.

Além disso, com as novas gerações sendo cada vez mais imediatistas, a internet e as suas ferramentas fizeram com que esperar por algo se tornasse um hábito totalmente ultrapassado. Quem nasceu nas últimas décadas busca saciar necessidades em um prazo cada vez mais curto. Dessa forma, refletir sobre esse contexto se tornou indispensável para pensar em estratégias de marketing.

Enquanto algumas marcas viam nisso uma dificuldade de comunicação, outras perceberam nesse cenário uma grande oportunidade: a de impactar o consumidor sobre o que ele quer e quando ele quer. Os micro-momentos são respostas das empresas aos desejos que as pessoas manifestam por meio de suas buscas em mecanismos de pesquisa. A seguir, você confere quais são as situações que o Google indica para você aproveitar e impactar positivamente o seu público-alvo. 

Micro-momento: eu quero saber

Quando um amigo fala sobre algo interessante ou você descobre uma novidade assistindo à TV, é comum que pesquise na internet buscando conhecer mais sobre isso. Esse é o primeiro micro-momento. Alguns exemplos de buscas para essa situação são “o que é + [nome do produto]”, “modelos de + [categoria do produto]”, “como funciona + [nome do serviço]” e a própria busca pela marca em si.

Esse é o momento no qual você tem a oportunidade de causar uma primeira impressão ao consumidor. Pense em como é possível oferecer dados sobre a sua empresa no site, vídeos demonstrativos e esclarecer dúvidas que as pessoas possam ter.

Micro-momento: eu quero ir

Se você já pesquisou lugares para um encontro ou onde fica o banco mais próximo, entende o que deseja um consumidor nesse micro-momento. Alguns exemplos de palavras-chave são: “[nome do local] + endereço”, “loja + [nome da marca]”, “como chegar [nome do estabelecimento]”.

Aqui é importante reavaliar as suas iniciativas locais, nos pontos de contato mais diretos do consumidor. Investir em boas fotos de ambientes internos e externos, decoração e fachada atraentes, ações no ponto de venda e, claro, um excelente atendimento para receber boas avaliações no Google e sites especializados.

Micro-momento: eu quero fazer

“How to” (em português, “como fazer”) é um dos termos mais pesquisados no mundo inteiro. Existem sites, portais e canais do Youtube dedicados exclusivamente a esse tipo de informação, que é necessária quando a pessoa deseja entender como realizar um processo. Além do “como”, outros termos que costumam ser pesquisado são: “passo a passo” e “tutorial”.

Além de oferecer informações sobre o que você vende, essa é uma excelente situação para colocar produtos em situações nas quais o consumidor inicialmente não pensaria. Uma empresa de destilados, por exemplo, pode criar um canal com dicas de como preparar drinks com os seus produtos. 

Também é interessante pensar nisso para otimizar a experiência do cliente no pós-venda, ensinando-o a fazer uso do produto e facilitando operações que possam parecer complicadas à primeira vista. Simplificando esse tipo de coisa, você ajuda a melhorar a satisfação dos clientes em relação ao serviço.

Micro-momento: eu quero comprar

Esse é o tipo de pesquisa que oferece os leads mais quentes e mais próximos ao funil de vendas. Os consumidores que estão nessa situação costumam realizar pesquisas mais específicas sobre o produto, como “best + [categoria do produto], “preço + [produto]” e “modelos de + [produto]”.

É fundamental que as páginas da sua loja virtual possuam um design que favoreça uma navegação intuitiva, evitando que se perca uma oportunidade de venda. Outros pontos de atenção são: uma página com informações sobre a marca, possuir certificados e o próprio layout – visto que a diagramação do site é decisiva para tornar a usabilidade do site mais agradável ao usuário. Isso garante que o site seja visto como confiável aos olhos de quem o visita.

Da oportunidade ao resultado

Agora que você entende o que são os micro-momentos e como eles podem trazer resultados para a sua empresa, basta colocar as mãos na massa. Prepare uma eficiente estratégia para mobile (em que as pessoas são mais imediatistas) e invista na integração das lojas físicas com as virtuais (omnichanel). Além disso, use ferramentas especializadas como o Google Keywords ou o SEMRush para verificar as oportunidades que o comportamento do seu cliente oferece.

A partir dessas iniciativas, você vai ter uma extensa base para trabalhar com inteligência e direcionar as suas estratégias tanto em estabelecimentos físicos quanto no digital. O seu consumidor está sempre dando sinais de que deseja algo, e o seu papel é entender quando e como eles acontecem, respondendo aos seus anseios.

Pensando em como satisfazer os desejos do seu cliente, você vai ter um retorno muito mais positivo e eficaz. Afinal, nada melhor para uma marca que poder entregar valor, dando o que o consumidor quer no momento em que ele quer.

Quer mais dicas de como aprimorar a sua relação com o seu público-alvo? Assine a nossa newsletter.

Autor

Escreva um comentário

Share This