Para que uma campanha de marketing atinja o seu público-alvo de forma eficiente convertendo a comunicação em vendas reais, é essencial que os profissionais conheçam e acompanhem o comportamento de compra dos seus clientes. Diante desse cenário, a geração Milleninal se destaca com algumas tendências que podem dominar o mercado nos próximos anos.

Pensando nisso, listamos todas as dicas e informações que você precisa conhecer sobre esse importante grupo de consumidores, focando principalmente em seu comportamento de compra. Confira!

Quem é a geração Millennial?

Os Millennials, também conhecidos como geração Y, representam uma importante e populosa faixa demográfica da população mundial. Embora os especialistas discordem sobre as datas exatas, a estimativa é que esse grupo seja composto por pessoas nascidas entre o fim da década de 1980 e o começo dos anos 2000.

Independentemente dos números e datas, essa geração se destaca principalmente por ter nascido e crescido em um período de grandes avanços tecnológicos. Além de viverem em ambientes majoritariamente urbanos, eles presenciaram um dos acontecimentos mais importantes da história: o surgimento e desenvolvimento da internet.

Primeira geração a se desenvolver com o suporte direto das tecnologias, os Millennials são altamente conectados e antenados com o mercado digital. Na grande maioria das vezes, são usuários ativos das redes sociais, apresentam um pensamento globalizado, são socialmente responsáveis e se interessam por inovações e interações virtuais.

Quais são as suas principais características de compra?

Com o surgimento de pessoas com esse novo perfil, já era de se esperar que o mundo passasse por algumas transformações, desde a forma de se comunicar, trabalhar e consumir até a forma de se relacionar com a indústria e as marcas.

A verdade é que as formas de consumo mudaram e hoje o público está cada vez mais interessado nos aspectos sociais, econômicos, tecnológicos e até mesmo ideológicos defendidos pelas marcas. Pensando nisso, listamos as principais características dos Millennials e os fatores que influenciam o seu comportamento de compra. Acompanhe!

Não são influenciados por propagandas

Por muitos anos, as propagandas convencionais, exibidas em meios de comunicação tradicionais, ditavam o comportamento dos consumidores. Mas isso começou a mudar com os Millennials.

A geração Y não acredita na autenticidade da publicidade, que muitas vezes é vista como uma ação de intromissão que tem como objetivo enganar o público. E isso pode ser percebido facilmente pela aversão a esse tipo de conteúdo, que é evitado ao máximo por meio de bloqueadores e serviços de streaming.  

Buscam informações online

Seguindo a tendência de desconfiar das grandes marcas, 74% dos Millennials brasileiros pesquisam online antes de fechar qualquer tipo de compra. Essas pesquisas acontecem principalmente em blogs especializados e nas redes sociais, onde é possível encontrar resenhas e informações sobre os mais variados serviços e produtos.

Valorizam autenticidade

Os Millennials valorizam a autenticidade em suas relações de compra e consumo, e por isso precisam confiar nas marcas e se conectar a elas antes de aceitar o que oferecem. Por isso, a imagem e o posicionamento das empresas ganharam uma importância ainda maior e devem ser gerenciados com muito cuidado.

Nesse sentido, os blogs têm tido uma aceitação cada vez maior. Afinal, essa geração se identifica mais com indivíduos do que com números exorbitantes.

Buscam se relacionar com as marcas

Você sabia que a geração Millennial quer se relacionar com a sua marca? E, em alguns casos, estar envolvida em seus processos produtivos? Pois é! Embora isso fosse impensável há alguns anos, hoje os clientes desejam estar perto e ser ouvidos pelas empresas.

E, apesar de essa comunicação direta ser trabalhosa para os gestores e colaboradores, ela é essencial para transformar admiradores em clientes fiéis.

São consumidores leais

Por falar em fidelidade, a geração Y é extremamente leal às suas marcas do coração. Por isso, quanto mais forte e rápida for a conexão estabelecida, maiores as chances de as empresas conquistarem consumidores assíduos, que ainda vão divulgar os produtos e serviços delas para a sua base de contatos.

Adotam novas tecnologias rapidamente

Segundo pesquisas, a geração dos Millennials tem uma probabilidade 2,5 vezes maior de adotar rapidamente as novas tecnologias quando comparada aos grupos de pessoas mais velhas. Isso porque os equipamentos digitais funcionam quase como extensão do corpo desses consumidores, que acreditam fielmente no poder dos avanços e melhorias tecnológicas.  

Como o mercado pode se adaptar a esse público?

Como você pôde perceber até aqui, é fato que a geração Y vem transformando as relações de consumo. E, diante desse cenário, como as empresas podem se adaptar aos novos padrões e conseguir vender para esse público?

O primeiro passo é entender que a cultura de compra deve se adequar conforme a sociedade se desenvolve. Esse é um movimento normal, que deve ser sempre utilizado pelas empresas que buscam se destacar e não querem ficar para trás. As técnicas e metodologias mudam e os gestores devem estar preparados para adotá-las o mais rapidamente possível.

O comportamento de compra dos Millennials está diretamente ligado à sua experiência com a marca em questão. Por isso, para conquistar e, assim, vender para esse público, é preciso entendê-lo de forma profunda, identificando e compartilhando os seus desejos e necessidades.

Essa geração é critica, bem informada e exigente. Sendo assim, mais do que oferecer um produto ou serviço, as marcas precisam estabelecer uma relação de identificação de valores e confiança com esse público. Invista em uma comunicação direta e mostre para o seu potencial cliente que você tem interesse em ajudá-lo.  

Como se trata de um público que está em busca de conectividade, segurança e praticidade em suas transações, as empresas precisam se preparar para oferecer as melhores soluções de compra. Ao invés de se prender a antigos padrões, o mercado deve investir em inovação, por meio de ferramentas que facilitem o dia a dia dos usuários.  

Ufa! Como você acabou de ver, o universo da geração Millennial envolve muitas informações relevantes. Mas, com as dicas certas e trabalho duro, é possível encontrar as melhores formas de atraí-los para o seu negócio e fidelizá-los.   

Quer saber mais sobre comportamento e tendências? Cadastre-se para receber nossa newsletter e obtenha conteúdo exclusivo no seu e-mail!

Autor

1 Comentário

  1. Novas gerações e comportamentos surgem no ritmo da tecnologia que eles usam. Um desafio e tanto para quem vive da comunicação.

Escreva um comentário

Share This