Sempre em busca dos melhores resultados, o setor de marketing tem desenvolvido técnicas de segmentação e personalização de campanhas cada vez mais eficientes. O geomarketing, por exemplo, é uma excelente estratégia que une inteligência de mercado e tecnologia em busca do aumento das vendas e da captação de novos clientes.

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, explicaremos o que é geomarketing e como ele pode contribuir para melhorar o desempenho das ações de trade marketing em um negócio. Continue lendo este artigo e confira!

O que é geomarketing e quais são suas aplicações?

O geomarketing é uma modalidade do marketing que usa a localização como o principal fator de segmentação de determinado público-alvo. Ou seja: ele analisa dados de mapas e informações geográficas para criar um perfil específico, organizado de forma espacial, e trabalhar a partir dele.

Embora seja explorado de formas variadas, o geomarketing pode ser representado por qualquer ação de marketing que incorpore sistemas inteligentes de localização com o objetivo de aumentar o alcance e a eficiência de uma mensagem. Assim, garante-se que ela chegue ao consumidor corretamente e no momento adequado.

Segmentação

A segmentação é a alma do marketing atual e o geomarketing tem tudo a ver com isso. Afinal, pessoas diferentes, ocupando espaços diversos, têm necessidades distintas. Somente identificando esses locais com precisão é possível desenvolver uma estratégia eficiente, que consiga atrair e oferecer soluções específicas de acordo com cada caso.

Os dados gerados a partir das ferramentas de geomarketing ajudam a entender como os consumidores se deslocam, onde moram, o que estudam, com o que trabalham e quais itens consomem. Com essas informações em mãos, é possível criar campanhas e ações comerciais direcionadas, que dialoguem de forma certeira com cada grupo identificado.  

Distribuição das unidades de negócios

O uso dos mapas, aliado a estratégias de marketing, pode orientar a distribuição de unidades de negócios. Para tanto, é preciso entender as características sociais e demográficas dos potenciais clientes, além dos aspectos mais relevantes de consumo de determinada região ou ponto de interesse.

Uma das maneiras mais populares de uso do geomarketing é o geotargeting. Essa modalidade tem como principal objetivo entregar conteúdos ao usuário via smartphone, com base em sua localização atual ou nos locais visitados anteriormente.

Mas as opções não terminam por aí. Ainda é possível aplicar esse conceito em sites personalizados que coletam localizações dos visitantes, check-in nas redes sociais, geofiltros, geotagging etc.

Como essa tecnologia tem sido recebida pelo mercado?

Embora muitas pessoas (e até empresas) ainda não tenham percebido, o geomarketing já faz parte da nossa rotina. Ele pode ser identificado nas atividades mais simples do dia a dia de um consumidor comum.

Transporte

Precisa se locomover pela cidade? Atualmente, aplicativos como o Uber e o Waze parecem ser essenciais para ir a qualquer lugar que seja. Por isso, muitas companhias têm visto nessas ferramentas ótimas oportunidades para divulgar suas marcas e atingir o consumidor no momento certo de sua jornada de compra.

Entretenimento

No segmento de lazer e entretenimento, jogos como o Pokémon Go interagem com os usuários de acordo com a localização. A tecnologia, que mistura realidade aumentada com diversão, é uma excelente alternativa para se conectar com potenciais clientes onde quer que eles estejam.

Pontos de venda

O geomarketing também tem se estruturado no mercado como um enorme diferencial competitivo nos pontos de venda. Seja no atacado ou no varejo, as empresas podem investir em ferramentas inteligentes, que trabalhem na captação de clientes e enviem mensagens de acordo com a localização específica do seu público em relação ao comércio em questão. 

Independentemente do objetivo ou da metodologia usada, não há duvidas de que o mercado consumidor está se adaptando rapidamente à realidade proporcionada pelo geomarketing. Embora ainda haja muito a avançar nessa área, os negócios já podem contar com opções eficientes na atração e no engajamento do público-alvo.

Como o geomarketing pode ser um aliado do trade marketing?

Como você pôde notar até aqui, existem diferentes formas de aplicar o geomarketing em sua estratégia. Entretanto, quando aliado ao trade marketing, esse conceito pode beneficiar uma empresa, trazendo resultados ainda mais satisfatórios para seu ponto de venda.

Conceito e funcionamento do trade marketing

Se você ainda não sabe, o trade marketing envolve todas as práticas planejadas e desenvolvidas, tendo o objetivo de aumentar as vendas e a diferenciação de determinados produtos ou serviços. Otimiza-se, assim, o desempenho de uma empresa nos pontos de venda e nos demais canais de distribuição.

Quer que essa estratégia funcione da forma adequada? Lembre-se de que contar com a visualização de mapas e a análise dos dados oferecidos pelo geomarketing pode ser o grande diferencial competitivo que uma companhia precisa para se destacar.

Afinal, ao entregar uma campanha direcionada no momento em que o consumidor está em um shopping, por exemplo, é possível influenciar seu processo de tomada de decisão na compra como um todo.

O geomarketing na prática

Seja no departamento comercial, de marketing, de vendas ou financeiro, a localização dos clientes é sempre uma questão decisiva na categorização do seu público e na criação de ações segmentadas de forma apropriada.

Quando falamos em trade marketing e PDV, essas informações podem ser essenciais para identificar oportunidades de vendas, traçar um perfil realista dos clientes e oferecer as ofertas mais adequadas em tempo real.

Se o que está em jogo é o investimento em ponto de venda, por exemplo, entender de forma profunda a intenção e o comportamento de compra de quem reside e trabalha nas proximidades dos estabelecimentos comerciais é indispensável.

Afinal, a probabilidade de alcançar bons resultados a partir de informações claras sobre o perfil de um consumidor é bem maior. Mas não se esqueça de que isso só é possível graças aos dados fornecidos por empresas especializadas em geomarketing.

Como você pode perceber, o geomarketing é um conceito de grande valor que, quando aliado a uma estratégia de trade marketing, pode trazer resultados ainda mais satisfatórios para as ações de uma empresa.

Agora que você já sabe mais sobre geomarketing, que tal conhecer outras técnicas e ferramentas capazes de otimizar os resultados do negócio? Inscreva-se para receber nossa newsletter com dicas e novidades exclusivas sobre marketing diretamente no seu e-mail!

Autor

Escreva um comentário

Share This